Vinícius Carvalho, Mestrando em Educação Química pela UFJF.
vinicius.scq@gmail.com
Olá caro leitor, hoje abordaremos
um assunto bem interessante! Você já ouviu falar sobre as TICs? Pois bem, as
TICs, assim abreviado, são todo o tipo de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Consideraremos nesse texto, todo o tipo de programas, recursos tecnológicos com
possibilidades de utilização em lições química.
Atualmente, a tecnologia vem
invadindo nosso espaço escolar e cada vez mais se tem a presença de celulares e
aplicativos difundidos para o uso entre estudantes. Como lidar com isso?
A resposta é calma! A tecnologia
pode ser uma grande aliada do professor, porém em grande parte da busca de
softwares é destinada a pesquisa de química dura, não sendo criados especificamente
para a área de educação e ensino. Mas
não se desespere professor, podemos reverter esse caso e fazer com que os
softwares já criados ganhem uma cara diferente, a cara do ensino, da exploração
do campo visual. E como podemos ver aqui no blog e em outras publicações, a
inclusão de alunos surdos e ouvintes em uma sala de aula podem estar em grande
parte no uso de TICs para o processo de ensino e aprendizagem de certos
conteúdos.
Vamos então à apresentação de
alguns programas e recursos bacanas para se utilizar...
Imagens disponíveis do programa. Acesso em: 01/06/2016

Aplicativos de celular: Ainda
temos muito pouco material que podemos utilizar em sala de aula, porém, vocês
precisam ver os aplicativos de tabela periódica interativa que ajudam muito a
inserção e a contextualização de assuntos que envolvem os elementos químicos. Para fazer o download é
preciso acessar o site https://itunes.apple.com/us/app/the-elements-by-theodore-gray/id364147847?mt=8
Imagem disponível do aplicativo. Acesso em 01/06/2016.
Todos esses
recursos, que apelam e aguçam nosso sentido visual, pode e deve ser uma
estratégia para inclusão de aprendizagem de química dos estudantes surdos.
Principalmente surdos, pois sabemos que a parte potencial para o seu aprendizado
é mediado pela visão.
Por meio desse
texto, gostaria de chamar atenção para as possibilidades e sabemos que nem
sempre os mesmos podem ser utilizados, mas acreditamos em um ideal e sabemos
que esse tipo de recurso precisa ser mais acessado dentro da sala de aula para
que a inclusão de fato possa ser feita.
Compartilhem
também a experiência de vocês, será um prazer para nós!!
Abraços
queridos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário