segunda-feira, 21 de março de 2016

DIALOGANDO EXPERIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DO SINAL DE DIAGRAMA DE LINUS PAULING.


            O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora oferece um projeto de extensão voltado para o ensino, da disciplina química, do aluno surdo por meio de recursos acessíveis permitindo a construção de instrumentos de ensino. Paralelo a esses objetivos o projeto visa proporcionar aos graduandos dos cursos de licenciatura em Química, Pedagogia e Letras-Libras experiências na área da educação inclusiva.
Procura-se nesse espaço atender o aluno surdo e considerando as suas especificidades linguísticas, possibilidades para os estudantes construírem conhecimento da disciplina de química. Pesquisas apontam que a ausência de sinais para essa terminologia dificulta a interação do aluno com o novo que lhe está sendo apresentado.
            Ciente destas condições buscou-se organizar as aulas a partir de recursos visuais variados, tais como: programas de informática, tabela periódica interativa, práticas em laboratório e produtos alternativos, além de materiais didáticos específicos construídos de acordo com as observações e colaboração dos alunos, participantes ativos no processo do ensino, tendo como objetivo os seguintes passos.

Essa atividade destaca o trabalho sobre configuração eletrônica, que foi desenvolvido da seguinte maneira:



De acordo com essa imagem, a Aula 2 teve como objetivo a construção de um material didático que foi utilizado recursos específicos construído, pelo professor e os alunos, no formato de um jogo interativo, composto por 7 caixas de plástico transparente, potinhos de plástico transparente de 04 tamanhos diferentes, bolinhas de plástico na cor dourada e etiquetas para identificação.
       
A referida atividade possibilitou melhor compreensão sobre a dinâmica da aprendizagem dos alunos; a importância da produção de materiais didáticos visuais, mais apropriados à formação lingüística do surdo; que a construção de recursos didáticos em conjunto com os alunos também estimula sua autonomia e a proposta de um sinal para o Diagrama de Linus Pauling escrito abaixo em SignWriting.
Sinal de distribuição eletrônica em Sign Writing.
         

No desenvolvimento contínuo do projeto verifica-se que há uma preferência dos estudantes por atividades mais visuais, que podem ser exploradas em várias formas. Podemos destacar que quando se associa o estimulo visual com o sentido do tato, a compreensão do aluno surdo parece torna-se mais eficaz. Os trabalhos continuam com o intento de promover o conhecimento sobre a realidade do aluno surdo no seu desenvolvimento escolar.


Eloi Teixeira César- Doutor em Química pela UFMG
Maria Aparecida Borges- Mestre em Educação pela UNESP
Vinícius S. Carvalho* - Mestrando em ensino de Química pela UFJF
*vinicius-scarvalho@hotmail.com

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