O Centro
de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora oferece um projeto de
extensão voltado para o ensino, da disciplina química, do aluno surdo por meio de recursos acessíveis permitindo a construção de instrumentos de ensino. Paralelo a esses objetivos o projeto visa proporcionar aos graduandos dos cursos de licenciatura em Química,
Pedagogia e Letras-Libras experiências na área da educação inclusiva.
Procura-se nesse espaço atender o aluno surdo
e considerando as suas especificidades linguísticas, possibilidades para os estudantes construírem
conhecimento da disciplina de química. Pesquisas apontam que a ausência de
sinais para essa terminologia dificulta a interação do aluno com o novo que lhe
está sendo apresentado.
Essa atividade destaca o trabalho sobre configuração eletrônica,
que foi desenvolvido da seguinte maneira:
De acordo com essa imagem, a Aula 2 teve como
objetivo a construção de um material didático que foi utilizado recursos
específicos construído, pelo professor e os alunos, no formato de um jogo
interativo, composto por 7 caixas de plástico transparente, potinhos de
plástico transparente de 04 tamanhos diferentes, bolinhas de plástico na cor
dourada e etiquetas para identificação.
A referida atividade possibilitou
melhor compreensão sobre a dinâmica da aprendizagem dos alunos; a importância da
produção de materiais didáticos visuais, mais apropriados à formação lingüística
do surdo; que a construção de recursos didáticos em conjunto com os
alunos também estimula sua autonomia e a proposta de um sinal para o Diagrama
de Linus Pauling escrito abaixo em SignWriting.
Sinal de distribuição eletrônica em Sign Writing. |
No desenvolvimento contínuo do projeto verifica-se que há uma preferência dos estudantes por atividades mais visuais, que podem ser exploradas em várias formas. Podemos destacar que quando se associa o estimulo visual com o sentido do tato, a compreensão do aluno surdo parece torna-se mais eficaz. Os trabalhos continuam com o intento de promover o conhecimento sobre a realidade do aluno surdo no seu desenvolvimento escolar.
Eloi Teixeira César- Doutor em Química pela UFMG
Maria Aparecida Borges- Mestre em Educação pela UNESP
Vinícius S. Carvalho* - Mestrando em ensino de Química pela UFJF
*vinicius-scarvalho@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário